Projeto Arquitetônico: Planta de Layout




     Assim como todas as outras, esta planta também é de grande importância para a elaboração de um projeto, já que auxilia a definir as áreas de circulação de acordo com a posição dos equipamentos e móveis que o cliente queira colocar ou já disponha e não deseje se desfazer.

     É necessário colocar os móveis em suas dimensões reais, para que possam ser feitas as alterações no projeto, caso seja necessário. A planta de layout auxilia também na de Instalações Elétricas, já que, com o posicionamento dos móveis definidos poderemos identificar os locais em que haverá a possibilidade de colocar as tomadas e interruptores, já que alguns equipamentos eletrônicos já terão uma posição específica.


E quanto as informações, estas não podem faltar:
______________________________________________________________________________________

Escala: Normalmente 1/50 ou 1/100, mas pode variar dependendo da dimensão do projeto;

- Hierarquia de linhas;

- Medidas das aberturas dos vãos (portas, janelas e etc);

- Medida dos móveis;

- Nomenclatura dos móveis, caso necessário;

- Cotas horizontais das aberturas, passagens, corredores e móveis, além das cotas totais;

- Orientação (Norte magnético ou verdadeiro);

- Carimbo;


     Basicamente esta é uma planta baixa com apenas a melhor representação dos móveis e com suas cotas. Então, caros amigos, não existe muita dificuldade em fazer esta planta, mas exige muito cuidado e atenção (assim como em todas as outras) na sua representação, prestando atenção principalmente nas medidas, representação do mobiliário e hierarquia de linhas.



Manual do Arquiteto

2 comentários:

Instagram