Manual explica: Verdades e mitos sobre o estudante de Arquitetura!






Bom, talvez você já tenha assistido milhões de vídeos e lido outros milhões de posts sobre o assunto, mas acredite, contam muuuitas mentiras sobre nós sofredores felizes estudantes de arquitetura.

Pra começar, a famosa brincadeirinha (que sempre me irritou muito) de dizer que arquiteto é uma pessoa que não sabia se cursava Design ou Engenharia e não teve coragem de decidir. Isso é ridículo, são três profissionais de atuação próxima, porém completamente diferentes e que se complementam. Então queridos novos estudantes, percam logo esse preconceito e essa síndrome de independência, porque sim, você ainda vai precisar de um engenheiro ou um designer (além de muitos outros profissionais) na sua vida !!

“Estudante de arquitetura não dorme.” Verdade Mito, sempre tem as férias e o início do semestre para você dormir, e no fim do semestre você vai acabar cochilando no transporte ou enquanto come… O que foi? Em momento algum eu disse que seria um sono regular e satisfatório, mas não se preocupe, sempre haverá a compania de colegas de virote, uma boa caneca de café, ou qualquer coisa energética do tipo…

“Tem que saber desenhar” Mito (com um pouco de verdade). Você tem que ter o mínimo de noção de representação, mas não precisa ser nenhum “da Vinci”. Na universidade vão te ensinar a representar seus projetos por meio de croquis e se você acha que só isso não é o bastante para melhorar o seu traço, vale a pena um curso por fora. Primeiro porque é uma excelente terapia, segundo porquê lápis e papel muitas vezes será a única ferramenta para explicar seu projeto ao cliente, então é preciso se fazer entender. Sempre tem um retratista na turma (que deveria estar cursando artes plásticas) mas se fazer entender é suficiente.

“A vida de estudante de arquitetura é só desenhar”. Mito. Antes que se revoltem contra mim já que acabei de falar sobre a importância de uma boa representação do projeto, me deixem explicar. Existem matérias artísticas, em todo projeto você terá que deixar seu Van Gogh interior sair um pouco para criar, mas essa é uma pequena pra não dizer minúscula parte do processo. Haverão incontáveis horas tentando entender estruturas construtivas, instalações elétricas, de água, de esgoto, muitas e muitas horas de aulas focadas em história, visitas técnicas, estudos urbanísticos, sem contar que a cada semestre é lançado um novo softwere de projeto que todos os estágios vão pedir, e que você precisa aprender.

“Estudar arquitetura reduz ou elimina sua vida social” Verdade. Como a carga de trabalho é grande e muito prática, passamos muito do nosso tempo livre tentando terminar o que não conseguimos terminar no tempo ocupado. Ou passamos nosso tempo livre criando blogs de arquitetura…

“São obcecados por sua carreira” Verdade. Respiramos isso 24 horas por dia, o que geralmente irrita quem está do nosso lado e não estuda arquitetura, porque falamos dela o dia inteiro. Não é culpa nossa, mas depois de algumas aulas sua cabeça começa a nomear automáticamente o estilo e as características de cada construção na sua frente.

“Você começa a corrigir mentalmente as pessoas” Verdade. Cada vez que você encontrar com alguém que acha que sabe algo sobre arquitetura ou construção e essa pessoa começa a soltar frases completamente sem sentido na sua frente você vai ter essa briga interior de corrigi-la ou não. O problema é quando ela sabe que você estuda isso e depois de soltar uma dúzia de conceitos e termos loucos ela pergunta a sua opinião… Experiência própria, acreditem, não vale a pena discutir.

“Arquiteto brinca de fazer casinha” e “Maquete é coisa de trabalho de escola”. MITO. Ou você esteve em uma escola com um nível absurdo ou não cursa arquitetura. Maquete é muito difícil e cansativo pra ca&*%@$ … Fazer terreno, colocar tudo em escala, fazer calo na mão até que a última mísera janelinha esteja cortada não são tarefas simples e uma boa maquete exige tempo, bons materiais e esforço. Logo você estará guardando qualquer tampinha de pomada pra colocar como caixa d’agua (reservatório) e cegando todas as tesouras de casa só pra ficar cinco minutos longe do estilete. O resultado (quando fica bom) te faz olhar para a maquete da mesma forma que a sua mãe te olha quando você se arruma (coisa mais linda da mamãe, cuti, cuti, cuti). Em breve teremos um tópico explicando passo a passo como fazer uma maquete. Só mais um detalhe, esqueça as maquetes das construtoras que ficam expostas nos decorados de venda, por mais cuidado que você tenha, dificilmente chegara perto daquilo, até porquê aquela é feita por profissionais e cortada a lazer.

Bom, essas são as frases mais famosas ditas aos que ingressam em arquitetura. Ignore se veteranos desejarem pêsames no primeiro dia de aula ou se seus amigos reclamarem que você não está tão presente. Seus hábitos de vida se parecerão com os de uma coruja (por isso ela é o símbolo dos arquitetos), mas não estaríamos aqui se não amássemos o que estudamos. É uma área que exige muito de você, da sua dedicação, mas também é fascinante e muito divertida de aprender. Se tiverem mais dúvidas, comentem o post e façam perguntas, em breve teremos novidades para vocês !!


Manual do Arquiteto

6 comentários:

  1. Texto excelente. Adorei. Detalhe: lazer? haha

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Beth!
    Como é a matemática na faculdade? Muito complicada?

    ResponderExcluir
  3. Depende muito da faculdade em que você estuda se você não curte muito exatas é bom dar uma pesquisada antes em qual faculdade leva cálculos mais a fundo mas em geral matemática nunca foi o foco da Arquitetura claro que você vai ter que fazer cálculos mas vai por mim não é nada pesado, da pra levar de boa e olha que eu sou péssima em cálculos auhssa

    ResponderExcluir
  4. ola parabens pelo artigo! estamos a disposição sobre informaçoes sobre gramas e gramados e preço pelo www.portaldasgramas.com.br
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo artigo!
    Conteúdo muito bom e de fácil entendimento!
    Conte conosco para informações sobre grama preco m2

    ResponderExcluir

Instagram