Manual explica: Quais são os materias imprescindíveis?



Olá Arquitetos e Arquitetas!
Tudo bem com vocês?

Agora que você passou no vestibular para Arquitetura, meus pêsames você deve estar saltitante querendo correr para papelaria mais próxima e comprar a loja inteira (ou não). Mas, calma aê!

Nessa primeira etapa, devemos escolher cuidadosamente cada material que compraremos, já que, além da maioria custar um pouco caro, deveríamos (na teoria) usar eles pelos próximos 5 anos de faculdade. 

O fato é que, mesmo que montássemos guarda junto aos nossos materiais, basta desviar o olhar por um segundo para que ele desapareça. Isso acontece muito em faculdades de arquitetura, acredite, já que o custo do nosso material é bastante elevado. 

Agora, vamos ao que interessa. 

Lapiseiras



Sim, você deverá comprar boas lapiseiras pois nos primeiros semestres você mal largará ela para respirar (falo sério).

No início do curso, além de termos diversas matérias de desenho e representação, temos também as imprescindíveis aulas de desenho técnico. E, para quem não sabe, durante o semestre inteiro você vai estar colado na cadeira, com a lapiseira na mão, fazendo várias plantas, cortes e fachadas, até aprender a utilidade de cada lapiseira e em que tipo de representação ela deve ser utilizada (em breve, em outro post, falaremos mais a respeito disso.)

Já que terá tanta importância durante um bom tempo no curso (e até depois), é essencial que você compre a que tiver a melhor qualidade e durabilidade. Para quem não conhece nenhuma, eu recomendo as lapiseiras da Pentel, que você deverá ter as 0.3, 0.5, 0.7 e 0.9.

E, quanto as pontas que vocês terão de comprar (H, B ou HB), em breve também farei um post a respeito das características de cada uma delas. 


Esquadro



Mais um dos materiais que você não pode se dar ao luxo de comprar o mais barato. Pois é amiguinho, vida de estudante de arquitetura é difícil!
Esquadros serão úteis para você durante o resto de sua vida, então compre os que forem da marca Trident  (45º e 30º preferencialmente) e trate-os com carinho! 
E POR FAVOR não comprem aqueles esquadros baratinhos de plástico que tem as medidas do lado, eles não servem para o que faremos, acreditem! E POR FAVOR [2] não usem a combinação estilete + esquadro, isso vai acabar com seu material!

Escalímetro





Esse sim é um instrumento que você vai usar por sua vida INTEIRA. Sério. 
Mantenha ele sempre por perto, na bolsa, na mochila, na pasta ou qualquer outro lugar que sempre esteja próximo a você! 
Portanto, assim como o esquadro, não economize! 

Compasso



Este é mais um daqueles materiais que será de utilidade para você durante os primeiros semestres (a menos que você tenha um gabarito Trident também) e que provavelmente depois do 4º semestre (ou até antes) ele fique esquecido no seu estojo, já que você já saberá usar o AutoCad (que provavelmente faz 10 círculos enquanto você ainda está tentando fazer o primeiro no compasso).
Eu, como sou v1d4 L0k4, nunca comprei um compasso e sempre pedia emprestado para os queridos coleguinhas (até nas provas de geometria). Mas, como não sou exatamente o melhor exemplo a ser seguido, então recomendo que compre e depois deixe de herança para seus filhos.

Estilete




Este queridinho também vai ser útil enquanto você fizer maquetes na faculdade. Útil para apontar lápis, cortar isopor, ameaçar algum ladrão, ameaçar o menino (a) que da em cima de sua namorada (o), e por aí vai. É um daqueles instrumentos de mil e uma utilidades que você também deve sempre manter por perto.
Não compre aquele estilete de R$ 0,70 que você acha nas papelarias (a menos que seja urgente), vai doer muito mais sua mão na hora de cortar papéis como paraná e panamá e as probabilidades de você cortar o seu dedo praticamente triplicam.

Caderno



Antes de tudo PARE. Você não precisa desse caderno de 10, 12, 15, 20 matérias que você está pensando em comprar. No máximo um de 96 folhas a cada 2 semestres e olhe lá!
Um caderno de 10 matérias duraria o curso inteiro e eu garanto que você não vai querer usar o mesmo caderno e olhar para a mesma capa durante 5 longos anos.
Agora você deve estar confuso (a) e se perguntando: Mas acabei de entrar para a faculdade, como não vou precisar de um caderno maior?
É simples, queridos: Arquitetura tem teoria? Tem. Você vai fazer prova? Vai. Mas o que acontece é que, em comparação ao que você estudava no colégio, ou estudaria em um outro curso, Arquitetura tem muito menos teoria e muito mais prática, então, economize no caderno e vá gastar com os outros materiais.

Então é isso queridos colegas! Esperamos ter ajudado nessa parte inicial para quem está entrando agora na faculdade! Se tiverem alguma dúvida, comentário ou sugestão pode mandar ai em baixo que a gente vai fazer o melhor para poder te ajudar!

Até a próxima!





Manual do Arquiteto

6 comentários:

  1. Dona Thaís me inspirando a escolher arquitetura como profissão, hein *-*
    Adorei o post, sucesso! :D

    ResponderExcluir
  2. Quando peguei desenho na faculdade, até levei a sério o negocio, mas confesso que na parte do compasso eu fraquejei. Sabe aquele compasso tosco, que vc encontra até em loja de... Mentira, em lixeira! Pois. Juro que nunca me deixou na mão. Bendito!
    Parabéns mandona!

    ResponderExcluir
  3. Me lembrei da época do colégio, comprava tudo do mais barato (esquadro, compasso). Mas enfim, ótima dica para aqueles que estão iniciando e precisam de um norte. Notícia útil e com humor na dose certa, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olhe. Fiquei até com vontade de fazer arquitetura viu rss

    ResponderExcluir
  5. Você dividia várias matérias em um caderno de 1 matéria?
    Deu certo?

    ResponderExcluir

Instagram