Manual explica: O que esperar das primeiras matérias do curso?





Por algum motivo você decidiu (ou está tentando decidir) cursar Arquitetura e Urbanismo. Então depois de estudar anos, passar no vestibular, comemorar de várias formas e sair feliz da vida comprando tudo que vê nas prateleiras da papelaria chega a primeira semana e a hora de descobrir o que você vai fazer nas aulas. Com certeza você leu e releu seu horário várias vezes imaginando como seriam as aulas daquelas matérias com nomes (ás vezes) que confundem mais do que esclarecem. Se você ainda está curioso PARABÉNS ! Este é o lugar certo para você descobrir.

A depender da universidade que você vá cursar as matérias podem ter nomes um pouco diferentes e até mesmo uma ou outra matéria que não tem em outras universidades, mas a base do curso é praticamente a mesma.

Lembro que minha primeira aula foi de Expressão e representação da forma, também conhecida como Expressão gráfica ou Geometria descritiva. Essa matéria serve, basicamente pra melhorar o seu nível de visualização de objetos (o que será importante quando você começar a preparar desenhos técnicos).  Nela trabalhamos com formas da boa e velha geometria espacial que você com certeza teve que ver no colégio. A diferença é que ao invés de sair calculando áreas e perímetros você vai desenha-las sob vários pontos de vista, inclusive cortadas e fragmentadas. Pode parecer complicada, mas se você seguir as atividades não tem erro. 

Outra famosa é Estética. Essa vai te pedir um pouco mais de concentração e paciência uma vez que a matéria é teórica e você vai aprender a discutir e a formar um pensamento crítico. Nessa aula são mostradas várias obras de arte de diferentes estilos, muitos conceitos de filosofia, a história da filosofia e a importância de saber reconhecer e aplicar valores estéticos. Para aqueles que sentem sono em aulas teorias, é bom tomar um cafezinho antes de começar e tentar prestar atenção. Estudar estética pode parecer louco, mas é importante para sua formação.

Introdução a Arquitetura e ao Urbanismo costuma ser uma das mais trabalhosas e queridas. É nela que você descobre que arquitetura e urbanismo são COMPLETAMENTE diferentes do que você imaginava e ela joga uma verdadeira avalanche de informações na sua cabeça. Se você assistiu a primeira aula, e acha que nunca vai conseguir decorar todas aquelas obras, conceitos e nomes, fique tranquilo, você não é o único. Essas informações serão repetidas várias vezes durante o curso e com o mínimo de esforço, logo você não estará tão perdido na aula. 

Se você está entrando numa universidade federal, é bem provável que encontre Matemática I e Física I no primeiro semestre. Se você não tem muita aptidão pra coisa, só lhe restam duas opções: ou estuda até aprender ou desiste do curso. Afinal, Arquitetura é área 1 e você verá cálculo para o resto da sua vida. Nessas, a tendência é ficar mais difícil ao longo do curso então se certifique de aprender cada assunto !!

Em algumas universidades você terá aula de Plástica, em outras esse conteúdo será mostrado nas aulas de Atelier ou Projeto. Essa é divertida por que é muito prática. Você estudará cores, técnicas de desenho, estilos de arte, elementos e princípios do design e desenhará muito. O mais divertido é que quando a sua mãe te perguntar por que você está desenhando e ainda não foi estudar, você vai poder responder: Sim eu estou estudando!! Sonho meu de qualquer criança.

Por fim, aquela que te faz se achar O arquiteto: Desenho Arquitetônico. Também chamado de desenho técnico. Ela começará a te ensinar o que é um desenho técnico, como ele é feito, quais suas regras. Ela também é ensinada em cursos de Design e Engenharia. Você vai aprender a ler e a fazer plantas, cortes, fachadas, etc, etc, etc... Prepare a mão e a coluna para muitas horas na prancheta, não esqueça NENHUMA das suas lapiseiras, compre muito papel manteiga e não desgrude de seus esquadros, fita crepe e outros materiais, porque eles amam sumir durante esses trabalhos. E já que você vai ficar muito tempo trabalhando, vale escolher uma boa e longa, playlist.

Essas são as matérias básicas. Pode ser que na sua Universidade você tenha outras além dessas ou alguma diferente. Eu tive como extra Comunicação por causa do eixo da minha universidade, mas ela é comum a todos os cursos. Deixa um recado se as suas são ou foram diferentes dessas ou se alguma delas rendeu alguma boa história pra contar. Espero que tenha ajudado. Boa sorte no início de curso  e aproveite os dois primeiros semestre porque eles são maravilhosamente simples


Manual do Arquiteto

Um comentário:

  1. quais os assuntos nos primeiros dias de aula e como devo me preparar

    ResponderExcluir

Instagram