Manual explica: O que é Conceito e Partido?

    


    Se as suas aulas já começaram você já deve ter ouvido esses dois termos, principalmente nas aulas de introdução à arquitetura. Essas definições são importantes porque irão acompanhar todos os processos de projeto e logo logo, além de entender o conceito e partido dos outros arquitetos, você precisará definir o seu. Acredite, seu professor não vai aceitar crise de gagueira nessa hora, então não se confunda.

    Na internet existem várias definições para os dois termos, mas muitas podem te confundir mais que ajudar, e temos que levar em consideração os textos que foram traduzidos. O problema destes é que muitas vezes são traduzidos ao pé da letra e, em linguagem técnica, a coisa acaba se tornando mais complicada porque nem sempre usamos os mesmos termos para as mesmas coisas em todos os países. Filtre bem sua pesquisa, venha ao nosso blog ou pergunte a opinião do seu professor.

    Eu tive duas fontes que me ajudaram a definir conceito e partido nos meus projetos, uma de um livro e outra com professores. O livro, que recomendo a todos os estudantes a partir do segundo semestre se chama “Uma introdução ao projeto arquitetônico” do autor Elvan Silva, editora UFRGS.

De acordo com essas duas fontes:

CONCEITO - É a sua ideia para o projeto, a sua intenção, o conceito é a sensação que você quer passar com a sua obra.

PARTIDO - São as técnicas que você aplicará para alcançar os objetivos do conceito, são suas decisões de projeto.

Exemplo: uma edificação que reutiliza água da chuva e capta energia solar. Seu conceito é a sustentabilidade e seu partido são os sistemas de aproveitamento da água e da luz.

Outro exemplo: Se meu conceito é de clareza e visibilidade meu partido será o uso do vidro e de poucas paredes.

Exemplo construído: O museu judaico de Berlim, de Daniel Libeskind tem como conceito fazer com que o visitante se sinta um judeu passando pelas três fases do holocausto na segunda guerra. Seu partido se aplica no tipo e forma da construção, da maneira como ele ilumina os ambientes, o esforço que você tem que fazer em algumas passagens, etc..

    A princípio pode parecer um pouco confuso, mas é bem simples. O segredo para esses e outros termos em arquitetura é conhecimento. Você precisará ler muito para ter fontes diversas de informação e recomendo usar todo o conhecimento de seus professores. Eles têm muita experiência, já forma estudantes, e adorarão discutir arquitetura, com certeza. Só não vale ficar com dúvida.

Qualquer coisa comenta por aqui que te ajudaremos!

Até a próxima!



Manual do Arquiteto

31 comentários:

  1. Obrigada, ajudou bastante! Ficou muito bem explicado, e com muita clareza ^^

    ResponderExcluir
  2. ótimo esclarecimento! muito bom! Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Minha ideia e formas da construçao de uma escola infantil, lembram um origami, pretendo ter grandes aberturas internas em vidro, para que as areas de convivencia sejam mais unidas, mas qual a melhor definiçao para este conceito?

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado, ajudou bastante, pois sempre ficam dúvidas, e parabéns pelo excelente conteúdo do blog!

    ResponderExcluir
  5. Olá, bom dia!
    Me chamo Karina, sou de Petrópolis e estou no 1º periodo de arquitetura e urbanismo, apresentarei meu primeiro projeto na terça dia 30/06 e o professor jurou cobrar conceito e partido, nosso projeto é tipo um centro cultural. Defini meu conceito Harmonia, pois o terreno que vou trabalhar é um parque ambiental, possui trilhas, areas destinadas a piqueniques e por trabalhar em um Museu eu observei que um individuo quando escolhe visitar um local assim, cultural, ele quer fugir daquela muvuca dos grande centros urbanos, então resolvi desenvolver meu projeto de forma que ele passasse essa paz e harmonia aos visitantes. Meu pensamento esta correto ?
    É que estou tento dificuldade para expressar meu partido e o nervosismo só aumenta...rss'
    Se puder me tirar umas duvidas, eu vou agradecer muito.
    Esse é meu email: karina_souza015@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. boas dicas, estou gostando... os melhores agradecimentos.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a explicação! :)

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito esta me ajudando a entender melhor sobre partido.


    ResponderExcluir
  9. O partido do museu do holocausto foi a estrela de David, Libeskind é um gênio quando se trata de desconstrução da forma....

    ResponderExcluir
  10. Ainda tenho grandes duvidas sobre conceitos..podem me judar

    ResponderExcluir
  11. Obrigada. Consegui entender a diferença entre conceito e partido.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada. Sou estudante de Design de Interiores. Ajudou-me a conceituar o meu projeto final. Vitória da Conquista - BA

    ResponderExcluir
  13. Obrigada. Sou estudante de Design de Interiores. Ajudou-me a conceituar o meu projeto final. Vitória da Conquista - BA

    ResponderExcluir
  14. Tenho com projeto final um salão de festa que vai ficar de frente com o lago.Busco um projeto que ganhe toda visibilidade do lago com que estivesse abraçando o lago.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns muito claro e objetiva a explicação...

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito, obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, foi a difinição mais clara e simples que conheci. Show !!!

    ResponderExcluir
  18. Bacana dimais! Ajudou sim!!

    ResponderExcluir
  19. Perfeita a explicação. Melhor explicação que essa, impossível.

    ResponderExcluir
  20. Sintético e breve, porém concreto e com informações necessárias.

    ResponderExcluir
  21. Gente, obrigada!! Adorei, sempre tive dúvida e agora tudo faz sentido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoramos saber que nossa matéria te ajudou, Jéssica! Sempre que precisar estaremos aqui para esclarecer mais dúvidas! :)

      Excluir
  22. olá meu nome é Janaina, eu estou no segundo semestre de arquitetura e o meu professor quer que a gente tenha um conceito e um partido para o projeto de uma casa na praia em um terreno em declive com uma pedra no meio do terreno mas eu não sei nem por onde começar... vcs podem me dar alguma dica ou coisa assim?

    ResponderExcluir
  23. Manual do Arquiteto é excelente essa pagina, amei tudo aqui. Explicações com muita clareza.

    ResponderExcluir

Instagram